O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

8 de Março - Dia internacional da mulher - Ela sempre está aqui

Ela sempre está aqui
Homenagem à minha mulher
e a todas as mulheres do mundo,
neste Dia Internacional da Mulher
 
Ela sempre está aqui,
aos meus olhos majestosa,
para mim, bela e formosa,
inspirando meu poema;
A musa da minha vida
me acompanha até na lida
sempre fiel ao meu lema.
 
Ela sempre está aqui
afagando uma criança
que perdeu a confiança,
não conseguindo dormir,
como esteio da família,
orientando filho e filha,
no presente e no porvir.
 
Ela sempre está aqui,
diz da esposa dadivosa,
o marido em polvorosa,
sem saída, emaranhado;
Minha mulher é guerreira,
como imbatível parceira,
nunca me deixa frustrado.
 
Ela sempre está aqui,
é meu anjo protetor,
do coração o calor
é o meu caminho de luz.
Eu adoro essa mulher,
dou a ela o que quiser,
sua graça me seduz.
 
Ela sempre está aqui!
A mulher sempre presente
ninguém fica indolente;
orgulhoso, não disfarço.
Meu sentimento profundo
todas mulheres do mundo
no dia oito de março!
 
Ela sempre está aqui
por Hermes Casimiro Dias