O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Augusto Messias de Burgos construiu o arcabouço espiritual de Luiz de Mattos - Por Prof. João Vasconcelos

Augusto Messias de Burgos,
sua vida e família
Há quem diga, mas isto não é garantido, que além de ter levado para Santos o espírito do seu conterrâneo Custódio Duarte, Maninho de Burgo foi ele próprio o fundador do Centro Amor e Caridade.

Vários espíritas mais velhos com quem conversei em São Vicente disseram-me ainda que era Maninho de Burgo quem presidia o centro de Santos no começo de 1910.

E que foi, portanto este cabo-verdiano quem entregou o bastão ao comendador Luiz de Mattos, o negociante português que tomou a presidência do centro em Janeiro daquele ano (26-01-1910).

Esta história, cuja facticidade não me foi possível apurar, é contada com orgulho pelos espíritas de São Vicente que a conhecem. Se Maninho de Burgo não tivesse intuído o arcabouço espiritual de Luiz de Mattos e legado o comando do Centro Amor e Caridade ao português, nunca este teria chegado a desenvolver a bela doutrina da verdade.

Se não fosse um cabo-verdiano, aquilo que é hoje o Racionalismo Cristão não existiria. 

Certo é que se o Centro Amor e Caridade de Santos decidiu enviar um donativo de alimentos para Cabo Verde em 1911;
se a partir dessa altura o espiritismo começou a ganhar raízes firmes em São Vicente; se a variante que vingou no arquipélago veio a ser o que mais tarde se chamaria Racionalismo Cristão, e não o kardecismo; se existem atualmente em Cabo Verde vinte e cinco centros racionalistas cristãos frequentados por milhares de pessoas;


e se no resto do mundo (nos Estados Unidos da América, no Senegal, em Angola, em Portugal, na Holanda, na França, na Bélgica, no Luxemburgo, na Suíça e na Suécia) existem hoje mais de trinta centros racionalistas cristãos dirigidos e maioritariamente frequentados por cabo-verdianos e seus descendentes – tudo isto parece ter decorrido em primeiro lugar da circunstância de dois emigrantes portugueses, Augusto Messias de Burgo e Luiz de Mattos, um natural de Cabo Verde e o outro de Trás-os-Montes, se terem cruzado num obscuro centro espírita de Santos em começos de 1910.

Circunstância acidental sou tentado a acrescentar, o bater de asas de uma borboleta no Japão. Circunstância determinada pelo Astral Superior, que destinou a Cabo Verde, pátria de emigrantes, a missão de expandir o Racionalismo Cristão pelo mundo – corrigem-me os meus amigos espíritas de São Vicente. Contra argumentos destes não há fatos. E por enquanto é só a estes que me quero ater.

Augusto Messias de Burgos construiu o arcabouço espiritual de Luiz de Mattos
Por Prof. João Vasconcelos

Fonte:
Livro - História do Racionalismo Cristão em S. Vicente – página 86
Prof. João Vasconcelos -Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
O Livro a "História do Racionalismo Cristão em Cabo Verde", está a venda em todas as Casas Racionalistas de Cabo Verde.

CONVITE

Casa-Chefe Rio de Janeiro
A todos aqueles que por algum motivo sofrem com as decepções e reveses da vida, ou aqueles que vivem num momento de bonança, aceitem nosso convite para se conhecerem e estudar os princípios filosóficos espiritualistas do Racionalismo Cristão!

Nós estudiosos da Filosofia Espiritualista Racionalista Cristã, fundada pelos humanistas, Senhores Luiz José de Mattos e Luiz Alves Thomaz, convidamos todos a assistirem as reuniões espiritualistas e conhecer os benefícios da corrente fluídica em uma de nossas Casas mais próximas, que acontecem às 2as, 4as, e 6as feiras, das 20,00 às 21,00 horas e as portas ficam abertas das 19,20 às 20,07 horas. A entrada é franca e todos são bem-vindos!

Visite nossa Casa Ribeira Prata
a entrada é franca e, todos são bem-vindos!
Lombo de Barreira - Ribeira Prata
Ilha de São Nicolau - CABO VERDE


MEMORIAL
Augusto Messias de Burgos

Conheça: Burgospedia - Comunidade Burgalesa

Poderá gostar de conhecer: