O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Concurso internacional de contos, crônicas e poesias na Língua Portuguesa - Praia Grande - SP

A CASA DO POETA BRASILEIRO DE PRAIA GRANDE – SP

Informa:

Hoje, 13 de outubro de 2014, após finalmente chegarmos ao nº de 835 textos em etapa final de análise, estamos prontos a entrar na etapa definitiva de consagração daqueles que irão receber seus galardões fruto de suas, para nós! Importantíssimas adesões ao nosso concurso.

Pelo volume de adesões, acima de todas as expectativas, os resultados serão divulgados em 19 de março de 2015, no 39o. aniversário da Casa do Poeta de Praia Grande, dentro da semana Castro Alves.
Por favor maiores informações: Casa do Poeta de Praia Grande

Boa sorte a todos!
Celso Corrêa de Freitas
Presidente da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP

A CASA DO POETA BRASILEIRO DE PRAIA GRANDE – SP
convida você para participar:
Primeiro concurso internacional de contos, crônicas e poesias na Língua Portuguesa, aberto à participação de associados e de simpatizantes da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP.
Regras
1ª –  Cada trabalho apresentado deverá:
a)    Conter o título e a categoria, se crônica, conto ou poesia;
b)    Ser assinado com o nome artístico do autor, acrescentando a idade, a localidade e o país onde reside;
c)     Ser apresentado em, no máximo, a medida de uma página de papel A4, fonte Arial ou Calibri 12 ou 14, espaçamento normal, no idioma português;
d)    Ser enviado para o E-mail  casadopoetapg.antologia@gmail.com
2ª – O período para o recebimento dos trabalhos será de 15 de outubro de 2013 até 30 de junho de 2014.

3ª – Será considerado apenas o primeiro trabalho mensal enviado por cada participante, em cada categoria.
4ª – Será nomeada uma comissão de escritores e poetas notáveis, todos associados da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP, para avaliar cada apresentação e decidir qual trabalho de cada participante, um por categoria, será publicado no Blog/Antologia, e que será levado à votação virtual para escolha do primeiro colocado em cada categoria.
5ª – Será permitido a um mesmo participante concorrer em todas as categorias.
6ª – O estilo aceito será:
a)    Livre, para contos e crônicas;
b)    Moderno, clássico ou contemporâneo, para poesias.
7ª – O concurso será classificado por 3 faixas etárias, para efeito de seleção e publicação:
a)    Até os 18 anos, as 20 melhores crônicas, os 20 melhores contos e as 20 melhores poesias;
b)    Dos 18 aos 60 anos, as 20 melhores crônicas, os 20 melhores contos e as 20 melhores poesias;
c)     Acima de 60 anos de idade, as 20 melhores crônicas, os 20 melhores contos e as 20 melhores poesias.
8ª – Da premiação:
a)    Os 60 melhores trabalhos de cada área serão publicados sob a forma de livro, sendo lançados 3 livros, simultaneamente, um para cada categoria, com os títulos: Antologia “60 Contos Selecionados”, Antologia “60 Crônicas Selecionadas e Antologia “60 Poesias Selecionadas”.
b)    Cada participante pré-selecionado, que atenda às exigências mínimas de cada categoria, receberá um exemplar grátis correspondente à sua categoria, mesmo que o seu trabalho não seja publicado.
c)     Cada participante selecionado, cujo trabalho seja publicado, receberá dois exemplares grátis correspondentes à sua categoria.
9ª – Todos os participantes, selecionados ou não, poderão adquirir quantos exemplares desejar, via internet, com remessa postal, pela metade do preço de capa da obra.
10ª – Se o participante selecionado em cada categoria for Associado Contribuinte, receberá, como prêmio extra, sem ônus, uma edição exclusiva e impressão de 100 exemplares de sua obra literária, com até 100 páginas, com a mesma qualidade da 2ª Antologia desta Casa do Poeta, com o devido registro na Biblioteca Nacional.
Tire suas dúvidas e envie sua participação pelo E-mail:
casadopoetabrasileiropg.antologia@gmail.com


Fonte: Casa do Poeta de Praia Grande

Um pouco da história sobre a Cidade de Praia Grande
Praia Grande é um município da Microrregião de Santos, na Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo, no Brasil. A população, de acordo com o censo demográfico de 2013, é de 288 401 habitantes e a área é de 145 km², o que resulta numa densidade demográfica de 1 988,97 habitantes por quilômetro quadrado. A cidade de Praia Grande tem uma das mais movimentadas praias do Brasil. Na alta temporada, recebe cerca de 1,4 milhão de turistas.
Até a chegada dos portugueses, no século XVI, as terras do atual município eram habitadas pelos índios tupiniquins. A região foi uma das primeiras colonizadas pelos portugueses no Brasil. Tal colonização se iniciou com a chegada de Martim Afonso em 1532. A primeira vila fundada pelo explorador, enviado pela coroa portuguesa, foi justamente a de São Vicente, de que Praia Grande foi parte até 1967.
Após a emancipação, a cidade acelerou levemente o ritmo de crescimento experimentado desde a década de 1950, ganhando maior qualidade em seus serviços públicos, dada a proximidade do poder municipal com a realidade da população local.
Hoje, Praia Grande é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.