O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento - Um Jornadear Terreno das Parcelas da Inteligência Universal

A Força, vida superior, parcelada neste mundo, possuindo essencialmente os atributos do Grande Foco (Deus), não pode deixar de ser, como de fato é, uma partícula desse próprio Grande Foco, fazendo d’ELE parte integrante, como partículas da Inteligência Universal.

Todavia, essa partícula é tão obscura, tão mínima, que só através de incontáveis mutações podemos fazer rebrilhar a centelha de luz que anima todos os seres que vida têm. É ela quem organiza, incita e movimenta a matéria. Essa centelha pode ser comparada a um diamante em bruto, um pedaço de pedra preta que, à custa de lapidações, brilha e encanta a vista das criaturas.

Por isso o espírito é luz que precisa passar por modificações para atrair a si ondulações de luz astral. E precisa dessa luz para mais se fortificar para sua elevação ao FOCO, donde partiu, a organizar, incitar e movimentar os corpos dos diversos reinos da natureza, passando por todas as fases inerentes a esses corpos.


Quando a parcela da Inteligência Universal, pelo crescimento alcançado, já pode fazer uso do atributo que se denomina LIVRE ARBÍTRIO, essa parcela passa a chamar-se alma ou espírito e engendra um corpo humano para nele prosseguir o crescimento da sua força psíquica.

O livre arbítrio é um dos três elementos de real valor que cada ser humano em si contém para auxiliar o seu progresso e bem cumprir o seu dever, para a prática das boas obras. Esse livre arbítrio deve ser usado somente para a prática do bem, donde resultará o progresso espiritual do ser humano.

A vontade é a fonte do livre arbítrio. O espírito é a fonte da vontade e do pensamento.

Educar o espírito é educar a vontade. Disciplinar o espírito é disciplinar a vontade, e, sem essa educação, sem essa disciplina, para o bem, o livre arbítrio é uma arma de dois gumes: Fere o ser que dela faz mau uso e o daquele de quem esse ser se ocupar.

Depois deste preambulo, entramos no cerne da questão - objeto da nossa reunião de reflexões espiritualistas de hoje:

O ESPÍRITO AO INICIAR A SUA EVOLUÇÃO EM CORPO HUMANO NÃO TRAZ CONSIGO ERROS PARA REPARAR, NEM IMPERFEIÇÕES PARA SEREM CORRIGIDAS.

Após sua individualização da FORÇA CRIADORA DE TUDO E DE TODOS, a parcela ínfima da Inteligência Universal começa evoluindo nas coisas e vai subindo de grau a grau, de arbusto a arbusto, de animal a animal, pois, tudo quanto se oferece aos olhos materiais, mesmo parecendo inanimado, contêm uma partícula de Força.

A força psíquica, partícula ou parcela da Força Criadora, quando chega a ser espírito humano - alma - tem necessariamente gravada no perispírito, todas as qualidades distintivas, características das espécies animais por que passou, qualidades que são condições indispensáveis à manutenção da vida para cada uma delas. Para este, a audácia, para aquele, a timidez. Ora, a ostentação, logo, o disfarce e assim: a astúcia, a ganância, a velhacaria, a versatilidade, a falsidade, a hipocrisia, a imprudência, a vaidade, o orgulho, a teimosia, a ferocidade e muitíssimas outras que o estudo da vida dos animais tem patenteado, que são virtudes nos animais e vícios no homem.

Além dessas disposições viciosas, oriundas do processo de sua formação, outras são criadas, absorvidas no meio em que se desenvolve o Espírito, proveniente de suas relações e muitas outras circunstâncias; tais são: a ambição, a falsidade, o latrocínio, a venalidade, a maledicência, a luxúria, o fanatismo, o ceticismo, a hipocrisia, a calúnia, etc., os atentados aos bens, à honra e à vida dos seus semelhantes.

Neste ponto podemos afirmar que embora não tenha trazido do mundo irracional erros e imperfeições, dadas as contingências evolutivas começa, pelo indevido uso do livre arbítrio, a acumular aspectos negativos no seu arcaboiço perispiritual. Esses, sim, constituirão manchas que se incrustam no corpo fluídico e terão que ser extirpados no decorrer do seu processo evolutivo.

Reside aí a razão dos sofrimentos físicos e morais por que está passando a humanidade!

CONCLUSÃO:

Quem deve terá que forçosamente pagar pelo mal que fez a si e a outros.

No entanto, resta-nos a consolação de que a Doutrina Racionalista Cristã, que há mais de 100 anos vem esclarecendo espiritualmente a humanidade, vai conseguir, com o seu persistente trabalho, que todos venham a compreender qual a sua composição astral e física (Força e Matéria) e qual a razão da sua presença neste mundo.

Com esse entendimento, passará a fazer sempre bom uso do livre arbítrio, com muita compreensão saldará suas dívidas morais e o que é muito mais importante: deixará de acumular mais dívidas para futuro resgate neste mundo, através do sofrimento.

Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento - Um Jornadear Terreno das Parcelas da Inteligência Universal
Antão José Lopes da Luz
Presidente da Casa Racionalista Cristã, Filial Seixal, Portugal
Nota: Trabalho dedicado ao seu amigo JOÃO OLIVEIRA 

Poderá gostar de conhecer: